segunda-feira, 22 de agosto de 2011

AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO

Pessoal, segue as matérias a serem estudadas para a avaliação de recuperação. Lembrem-se que será no contraturno.

7º ANO: Vírus, Reinos Monera, Protista e Fungi.
8º ANO: Sistema digestório e circulatório
1º ANO: Ácidos nucléicos e Citologia.
2º ANO: Embriologia
3º ANO: Embriologia

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

8º ANO - QUESTIONÁRIO DE REVISÃO PARA PROVA TRIMESTRAL

1) O que é hematose?
2) Explique a função dos seguintes órgãos do sistema respiratório:
a) faringe
b) fossas nasais
c) bronquíolos
d) brônquios
e) laringe
f) pulmão
g) traquéia
h) alvéolos
3) Qual é o papel da glicose no processo de respiração?
4) Quais são os dois movimentos respiratórios?
5) Explique o processo de hematose
6) O que é excreção?
7) Quais são as três camadas da pele?
8) Explique o funcionamento do sistema urinário, desde a formação da urina até sua eliminação.
9) Do que é composto o sistema cardiovascular?
10) Explique como ocorre a pequena e a grande circulação, citando o nome de cada estrutura anatômica.
11) Diferencie artérias, veias e capilares.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

7º ANO - Questionário de revisão para a prova trimestral

1) Cite a importância das bactérias.
2) Qual é a função dos anticorpos?
3) O que são seres aeróbios e anaeróbios?
4) Como acontece a reprodução da maioria das bactérias?
5) Qual é a função de um antibiótico?
6) Que tipo de ambiente algumas bactérias costumam se reproduzir?
7) Cite algumas doenças causadas por bactérias.
8) Que organismos compõem o reino protista?
9) Quais são os grupos de protozoários? Diferencie cada um deles.
10) Cite os seguintes dados das respectivas doenças - agente causador, agente transmissor, sintomas e prevenção:
a) doença de chagas
b) malária
11) Quais são os grupos existentes de algas?
12) Dê a classificação dos fungos.
13) O que é hifa e micélio?
14) Como acontece a reprodução dos fungos?
15) Cite a importância dos fungos.
16) Quais são os 3 grupos de fungos?

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

2º ANO - QUESTIONÁRIO DE REVISÃO PARA PROVA TRIMESTRAL

1) O desenvolvimento embrionário divide-se em 3 fases. Quais são elas?
2) O que é vitelo?
3) Diferencie segmentação holoblástica de meroblástica.
4) Quais são os critérios para classificação dos diferentes tipos de ovos?
5) Diferencie os 4 tipos de ovos.
6) Quais são as fases da segmentação.
7) O que é celoma?
8) O que são células-tronco?
9) Dê a definição dos seguintes critérios de classificação embriológica:
a) número de folhetos embrionários
b) origem da boca e do ânus
c) presença de celoma
10) Explique os seguintes processos:
a) gastrulação
b) neurulação
11) Explique a função de cada anexo embrionário
12) Faça um esquema das fases do embrião.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

7º ANO - PLANEJAMENTO MENSAL - 01/08 à 31/08

  • CONTEÚDO
Reino Plantae

 Conhecer para preservar
Briófitas
 Reprodução das briófitas
Pteridófitas
 Reprodução das samambaias
Reino Plantae II
 Gimnospermas
 Como as gimnospermas se reproduzem
 Angiospermas
 Raiz
 Caule
 Folha
 Flor
 Como as angiospermas se reproduzem?
 Frutos e sementes
  • OBJETIVOS
Estudar e conhecer os diferentes grupos de vegetais que compõe o reino plantae.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Discussões sobre o assunto e exercícios. Uso de recursos audio-visuais.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para estes conteúdos.

8º ANO - PLANEJAMENTO MENSAL - 01/08 à 31/08

  • CONTEÚDO
Relações com o ambiente

 Sistema locomotor
 Sistema esquelético
 Ossos da cabeça
 Ossos do tronco
 Ossos dos membros superiores e inferiores

 Função, composição e estrutura dos ossos
 Cuidado com a postura
 Sistema muscular
 Sistema muscular e saúde
 Relações humanas
 Tato
 Visão
 Proteção dos olhos
 Problemas de visão
Audição
 Problemas auditivos
Olfação e gustação
  • OBJETIVOS
Conhecer as relações que o corpo exerce com o meio ambiente, estudando os sistemas locomotor, esquelético e muscular; além de estudar os órgãos do sentido.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Discussões sobre o assunto. Uso de recursos audio-visuais.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para estes conteúdos.

1º ANO - PLANEJAMENTO MENSAL - 01/08 à 31/08

  • CONTEÚDO
Metabolismo energético

 Respiração celular e fermentação
 Estrutura das mitocôndrias, respiração aeróbica (glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória); estrutura do ATP;
 Tipos de fermentação (láctica, alcoólica, acética) e aplicações.

Fotossíntese
 Estrutura dos cloroplastos – luz e pigmentos fotossintetizantes, etapas da fotossíntese, origem do oxigênio;
 Fatores que influenciam a fotossíntese;
 Quimiossíntese.
  • OBJETIVOS
Compreender o processo de respiração celular e a produção de energia. Estudar o fenômeno da fotossíntese, tão importante para a manutenção do planeta.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Discussões sobre o assunto e exercícios. Uso de recursos audio-visuais.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para estes conteúdos.

2º ANO - PLANEJAMENTO MENSAL - 01/08 à 31/08

  • CONTEÚDO
Diversidade da vida

- Taxonomia
 Unidades de classificação;
 Nomenclatura biológica;
 Reinos da natureza.

Vírus
 Características e estrutura viral, bacteriófago, reprodução viral (ciclos lítico e lisogênico), vírus oncogênicos;
 Principais viroses.

Reino Monera
 Bactérias: classificação, estrutura, formas, coloração de Gram, fisiologia e reprodução e principais bacterioses;
 Algas cianofíceas – características gerais.

Reino Protista
 Protozoários: estrutura, classificação, reprodução e importância;
 Algas: estrutura, classificação, reprodução e importância.

Reino Fungi
 Protozooses: principais zoonoses;
 Características, classificação, importância;
 Micorrizas e liquens.
  • OBJETIVOS
Compreender o sistema de classificação dos seres vivos e iniciar o estudo dos diferentes reinos dos seres vivos e os vírus.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Disuccões sobre o assunto e exercícios.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para estes conteúdos.

TERCEIRÃO - PLANEJAMENTO MENSAL - 01/08 à 31/08

  • CONTEÚDO
 Reprodução humana;

 Embriologia;
 Primeira lei de Mendel
 Grupos sanguíneos;

 Segunda lei de Mendel e interação gênica;
  • OBJETIVOS
Conhecer as funções do sistema reprodutor masculino e feminino; estudar o processo de desenvolvimento embrinonário dos seres vivos, abordando os diferentes tipos de ovos, segmentação e fases de segmentação. Será aberta uma discussão sobre o uso de células-tronco embrionárias, no formato de mesa redonda.
Iniciaremos oe studo da genética, conhecendo a história de Mendel, considerado o pai da genética, e estudando as leis de Mendel.
Será estudado os diferentes grupos sanguíneos, entendendo como se formam cada tipo. Estudaremos o sistema ABO e Fator Rh. Faremos uma aula prática identificando o tipo sanguíneo de alunos voluntários.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Discussão (mesa redonda) sobre o assunto e exercícios. Uso de recursos audio-visuais.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para estes conteúdos.

GABARITO SIMULADO II

1º ANO

26 – C

27 – B

28 – B

29 – C

30 – (04 + 08 + 16 = 28)



2º ANO

26 – C

27 – E

28 – D

29 – (02 + 04 + 16 = 22)

30 – A



TERCEIRÃO

26 – D

27 – C

28 – (02 + 04 + 16 = 22)

29 – A

30 – B