sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO BIOLOGIA 2011 - ENSINO MÉDIO - 1º AO TERCEIRÃO

1º ANO – ENSINO MÉDIO


1 IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB
Disciplina: Biologia
Professor: André

2 JUSTIFICATIVA
Desenvolver no aluno a capacidade de associar a realidade com o desenvolvimento científico e os conceitos básicos do pensamento biológico.

3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Aplicar os conceitos estudados ao cotidiano, percebendo a necessidade do estudo da Biologia para compreensão de fenômenos diários, assim como desenvolver a capacidade de resolver exercícios através dos conceitos compreendidos.

3.2 Específicos
 compreender o papel do homem na natureza e fenômenos biológicos;
 desenvolver o pensamento do homem como participante ativo no equilíbrio ecológico do ecossistema;
 resolver exercícios através de conhecimentos biológicos ;
 desenvolver responsabilidade ambiental;
 relacionar a biologia a outras áreas do conhecimento;

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º Trimestre

4.1 Introdução à Biologia
    4.1.1 O que é Biologia
 Característica dos seres vivos

4.2 Origem da vida
    4.2.1 Teorias e hipóteses sobre a origem da vida (I)
 Hipótese do fixismo ou criacionismo;
 Hipótese da panspermia cósmica;
 Hipótese da geração espontânea ou abiogênese;
 Teoria da biogênese.

4.3 Composição química celular
    4.3.1 Composição química dos seres vivos
 Água; sais minerais; carboidratos; lipídios; aminoácidos e proteínas; enzimas; ácidos nucléicos; vitaminas;

2º Trimestre

4.4 Citologia
    4.4.1 Membrana plasmática
 Composição química e estrutura; parede celular;
 Células neoplásicas;
 Permeabilidade seletiva;
 Transporte passivo – difusão, difusão facilitada e osmose;
 Transporte ativo;
 Transporte em massa – endocitose, fagocitose, diapedese, pinocitose;
 Especializações da membrana – microvilosidades, zonas de adesão, nexos e interdigitações;
    4.4.2 Citoplasma e organelas celulares
 Citoesqueleto e arcabouço celular (microtúbulos, microfilamentos), movimentos celulares (ciclose, movimento ameboide), centríolos; funções;
 Composição química e funções dos ribossomos;
 Tipos de retículo endoplasmático e tolerância ao álcool;
 Aparelho de Golgi e funções (secreção celular);
 Formação de lamela média, do acrossoma e dos lisossomos;
 Lisossomas: estrutura e funções (autofagia, autólise);
 Heterofagia e doenças humanas ligadas aos lisossomos;
 Peroxissomos, vacúolos, cloroplastos e mitocôndria (funções).

4.5 Metabolismo energético
    4.5.1 Respiração celular e fermentação
 Estrutura das mitocôndrias, respiração aeróbica (glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória); estrutura do ATP;
 Tipos de fermentação (láctica, alcoólica, acética) e aplicações.
    4.5.2 Fotossíntese
 Estrutura dos cloroplastos – luz e pigmentos fotossintetizantes, etapas da fotossíntese, origem do oxigênio;
 Fatores que influenciam a fotossíntese;
 Quimiossíntese.

4.6 Núcleo
    4.6.1 Núcleo interfásico eucariótico
 Introdução, número e forma, funções, componentes – envoltório nuclear, nucleoplasma, cromatina, nucléolo, cromatina sexual;
    4.6.2 Cromossomos
 Características, classificação, cariótipo, células haplóide e diplóide e alterações no material genético;
    4.6.3 Síntese protéica
 DNA – síntese do RNA, tipos de RNA, noções de transcrição – tradução do código genético, universalidade do código;
 Mecanismo do código genético – aplicações.
    4.6.4 Biotecnologia
 Conceito, manipulação do DNA, enzima de restrição, plasmídeo bacteriano, construção do DNA recombinante – aplicações (transgenia, clonagem, projeto genoma, terapia gênica, vacinas gênicas).
    4.6.5 Ciclo celular
 Ciclo celular – variação da quantidade do DNA na célula durante o ciclo celular;
 Mitose,
 Meiose.

3º Trimestre

4.7 Histologia
    4.7.1 Tecido epitelial
 Histogênese, características;
 Tecido epitelial de revestimento – classificação (forma das células e camadas) e principais tipos de epitélio de revestimento;
 Epitélio de secreção, tipos de glândulas exócrinas e quadro das glândulas endócrinas e mistas.
    4.7.2 Tecido conjuntivo
 Tecido conjuntivo – características, classificação;
 Tecido conjuntivo frouxo, denso e adiposo;
 Tecidos cartilaginoso e ósseo; noções do esqueleto humano;
 Tecidos conjuntivo hemocitopoiético, sanguíneo (plasma, plaquetas, leucócitos, hemácias) e linfático.
    4.7.3 Tecido muscular
 Características, classificação e contração muscular;
    4.7.4 Tecido nervoso
 Características, neurônio, neurologia, fibra nervosa, nervos, sinapse.

4.8 Genética
    4.8.1 Primeira Lei de Mendel
 Conceitos básicos de genética;
 Primeira Lei de Mendel, retrocruzamento;
 Dominância incompleta e codominância: genes letais.
    4.8.2 Polialelismo e tipagem sanguínea
 Grupo sanguíneo ABO, fator Rh, eritroblastose fetal e sistema MN.
    4.8.3 Segunda Lei de Mendel
    4.8.4 Genética pós-Mendel
 Herança do sexo – sistemas sexuais nos animais; cromossomos sexuais x e y;
 Herança ligada ao sexo – daltonismo e hemofilia;
 Herança restrita ao sexo, herança influenciada pelo sexo;
 Pleiotropia – interação gênica por epistasia dominante e recessiva duplicada;
 Interação gênica não-epistática e herança quantitativa;
 Linkage e mapas gênicos.

5 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
5.1Técnicas
 aulas expositivas
 utilização de lousa digital como ferramenta
 vídeos relacionados ao assunto
 discussão de conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano
 atendimentos individuais
 explanação no quadro em caso de dúvidas coletivas
 utilização de experimentos (quando conteúdo e condições permitirem)
 trabalhos em forma de seminários, para socialização do conhecimento

5.2 Recursos
 Quadro e giz
 Lousa digital
 Experimento
 Material impresso
 Internet
 Textos extras
 Apostila
 Vídeos
 Blog

2º ANO – ENSINO MÉDIO


1 IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
Disciplina: Biologia
Professor: André

2 JUSTIFICATIVA
Desenvolver no aluno a capacidade de associar a realidade com o desenvolvimento científico e os conceitos básicos do pensamento biológico.

3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Aplicar os conceitos estudados ao cotidiano, percebendo a necessidade do estudo da Biologia para compreensão de fenômenos diários, assim como desenvolver a capacidade de resolver exercícios através dos conceitos compreendidos.

3.2 Específicos
 compreender o papel do homem na natureza e fenômenos biológicos;
 desenvolver o pensamento do homem como participante ativo no equilíbrio ecológico do ecossistema;
 resolver exercícios através de conhecimentos biológicos ;
 desenvolver responsabilidade ambiental;
 relacionar a biologia a outras áreas do conhecimento;

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º Trimestre

4.1 Reprodução
    4.1.1 Continuidade da vida
 Conceito, características das reproduções assexuada e sexuada;
 Tipos de reprodução assexuada;
 Reprodução assexuada em vegetais;
 Reprodução sexuada – fecundação e desenvolvimento embrionário;
 Tipos especiais de reprodução.
    4.1.2 Sistema genital masculino
 Anatomia e fisiologia.
    4.1.3 Sistema genital feminino
 Anatomia e fisiologia;
 Gravidez e parto.
    4.1.4 Métodos anticoncepcionais
 Descrição dos métodos anticoncepcionais.
    4.1.5 DST
 Características e profilaxia das DST

4.2 Embriologia
    4.2.1 Tipos de ovos e segmentação
 Fecundação, tipos de ovos, segmentação e fases da segmentação.
    4.2.2 Desenvolvimento embrionário
 Gastrulação – neurulação (células-tronco).
    4.2.3 Anexos embrionários

2º Trimestre

4.3 Diversidade da vida
    4.3.1 Taxonomia
 Unidades de classificação;
 Nomenclatura biológica;
 Reinos da natureza.
    4.3.2 Vírus
 Características e estrutura viral, bacteriófago, reprodução viral (ciclos lítico e lisogênico), vírus oncogênicos;
 Principais viroses.
    4.3.3 Reino Monera
 Bactérias: classificação, estrutura, formas, coloração de Gram, fisiologia e reprodução e principais bacterioses;
 Algas cianofíceas – características gerais.
    4.3.4 Reino Protista
 Protozoários: estrutura, classificação, reprodução e importância;
 Algas: estrutura, classificação, reprodução e importância.
    4.3.5 Reino Fungi
 Protozooses: principais zoonoses;
 Características, classificação, importância;
 Micorrizas e liquens.

4.4 Diversidade da vida – Reino Metazoa I
    4.4.1 Filo Porífera
 Características, classificação e reprodução.
    4.4.2 Filo Cnidaria
 Estrutura, fisiologia e classificação.
    4.4.3 Filo Platyhelminthes
 Classificação, fisiologia e espécies de interesse médico.
    4.4.4 Filo Nematoda
 Classificação, fisiologia e espécies de interesse médico.

4.5 Diversidade da vida – Reino Metazoa II
    4.5.1 Filo Annelida
 Anelídeos: classificação, fisiologia e reprodução.
    4.5.2 Filo Mollusca
 Moluscos: classificação, fisiologia e reprodução.
    4.5.3 Filo Arthropoda
 Artrópodes – inseto, quilópodes, diplópodes, aracnídeos e crustáceos.
    4.5.4 Filo Echinodermata
 Equinodermas – classificação e fisiologia.
    4.5.5 Filo Chordata
 Protocordatas e agnatas;
 Peixes – características, classificação e fisiologia;
 Anfíbios, répteis, aves e mamíferos – características, classificação e fisiologia.

3º Trimestre

4.6 Introdução à Botânica
    4.6.1 Citologia e histologia vegetal
 Célula vegetal, meristemas e histologia (tecidos de revestimento, sustentação, parênquimas e tecidos de condução);
    4.6.2 Raiz e caule
 Características e fisiologia de raiz e caule.
    4.6.3 Folha
 Características e fisiologia da folha.
    4.6.4 Flor
 Características e fisiologia da flor.
    4.6.5 Fruto e semente
 Características do fruto e semente.
    4.6.6 Fitormônios
 Ação dos fitormônios vegetais.

4.7 Taxonomia vegetal
    4.7.1 Briófitas e pteridófitas
 Características morfológicas e reprodução.
    4.7.2 Gimnospermas e angiospermas
 Características e reprodução.

5 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
5.1Técnicas
 aulas expositivas
 utilização de lousa digital como ferramenta
 vídeos relacionados ao assunto
 discussão de conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano
 atendimentos individuais
 explanação no quadro em caso de dúvidas coletivas
 utilização de experimentos (quando conteúdo e condições permitirem)
 trabalhos em forma de seminários, para socialização do conhecimento

5.2 Recursos
 Quadro e giz
 Lousa digital
 Experimento
 Material impresso
 Internet
 Textos extras
 Apostila
 Vídeos
 Blog

3º ANO – ENSINO MÉDIO

1 IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
Disciplina: Biologia
Professor: André

2 JUSTIFICATIVA
Desenvolver no aluno a capacidade de associar a realidade com o desenvolvimento científico e os conceitos básicos do pensamento biológico.

3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Aplicar os conceitos estudados ao cotidiano, percebendo a necessidade do estudo da Biologia para compreensão de fenômenos diários, assim como desenvolver a capacidade de resolver exercícios através dos conceitos compreendidos.

3.2 Específicos
 compreender o papel do homem na natureza e fenômenos biológicos;
 desenvolver o pensamento do homem como participante ativo no equilíbrio ecológico do ecossistema;
 resolver exercícios através de conhecimentos biológicos ;
 desenvolver responsabilidade ambiental;
 relacionar a biologia a outras áreas do conhecimento;

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º Trimestre

Frente I
 Origem da vida;
 Bioquímica – água, sais minerais e carboidratos,
 Bioquímica – lipídios, proteínas e vitaminas;
 Bioquímica – enzimas e ácidos nucléicos;
 Código genético – síntese protéica;
 Biologia celular – modelos celulares e organelas;
 Membranas celulares;
 Transporte através da membrana.

Frente II
 Taxonomia dos seres vivos;
 Vírus;
 Bactérias;
 Protozoários;
 Histologia vegetal;
 Raiz, caule e folhas;
 Flor e polinização;
 Fecundação, fruto e semente.

2º Trimestre

Frente I
 Bioenergética – respiração e fermentação;
 Bioenergética – fotossíntese;
 Divisão celular e gametogênese;
 Reprodução humana;
 Embriologia;
 Primeira lei de Mendel
 Grupos sanguíneos;
 Segunda lei de Mendel e interação gênica;

Frente II
 Taxonomia vegetal;
 Poríferos e cnidários;
 Platelmintos;
 Nematódeos;
 Anelídeos e moluscos;
 Artrópodes;
 Equinodermos e cordados;
 Agnatos e peixes.

3º Trimestre

Frente I
 Determinação do sexo e principais mutações;
 Terceira lei de Mendel – ligação gênica e permutações;
 Ecologia – conceitos básicos e cadeias alimentares;
 Ciclos da matéria e relações entre os seres vivos;
 Evolução I;
 Evolução II.

Frente II
 Anfíbios e répteis;
 Aves e mamíferos;
 Tecido epitelial e sistema endócrino;
 Tecido conjuntivo;
 Tecido muscular, nervoso e sistema nervoso;
 Sistema digestório;
 Sistema circulatório;
 Sistema respiratório.

5 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
5.1Técnicas
 aulas expositivas
 utilização de lousa digital como ferramenta
 vídeos relacionados ao assunto
 discussão de conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano
 atendimentos individuais
 explanação no quadro em caso de dúvidas coletivas
 utilização de experimentos (quando conteúdo e condições permitirem)
 trabalhos em forma de seminários, para socialização do conhecimento

5.2 Recursos
 Quadro e giz
 Lousa digital
 Experimento
 Material impresso
 Internet
 Textos extras
 Apostila
 Vídeos
 Blog

19 comentários:

  1. adorei esse plano de ensino foi muito útil para minha pesquisa e trabalho acadêmico.....parabéns professor.....


    Mariana costa Melo,Itabuna BA

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  2. Olá, prof. André Bios,
    Gostaria de lhe agrader pela postagem do planejamento, ele foi muito útil como orientação na elaboração do meu planejamento.
    José Damião Leandro

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  3. Olá, adorei demais seu planejamento muito bem elaborado, estou ministrando aulas de biologia e não estava conseguindo fazer, o seu é ótimo e muito me serviu.Obrigado!

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  4. Olá, gostei muito do seu planejamento, parabéns ficou excelente!

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  5. Oie..adorei seu planejamento me foi muito útil...seria ótimo tbm se vc postasse outro mais atual! Parabéns..!!

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  6. Maravilha!! Simplesmente maravilhoso!! Me ajudou e muito no planejamnto para minhas turmas.

    Obrigado Prof Andre

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  7. Onde se encontra as referências?

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  8. Muito obrigada, serviu para me orientar quanto ao meu planejamento!!!!

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  9. Prof.Andre ficou excelente seu planejamento,se não for pedir muito gostaria de receber algumas sugestões de videos.
    Obrigada!!!!

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  10. Prof.Andre ficou excelente seu planejamento,se não for pedir muito gostaria de receber algumas sugestões de videos.
    Onde se encontra as referências?
    Obrigada!!!!

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  11. Obrigada por postar este material, ele auxilia bastante na formulação de trabalhos. Abraço

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  12. Aline Araújo. Adorei seu planejamento, claro e objetivo. Como meus colegas anterios gostaria também de receber as referências, além de sugestões que é sempre bem vindo e indicações de vídeo e filmes. Agradeço pela atenção em nós orientar. Abraço e parabéns... Pode me responder no seu próprio site na parte responder, aguardo o retorno.

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  13. Que máximo, seu plano norteou o meu trabalho. Muito bem elaborado. Parabéns! Sou professora de Biologia e sempre procuro melhorar minhas atividades.

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  14. Prof André, você se equivocou em citar uma "terceira lei de mendel". Só existem 2 leis. Por favor, não passe adiante esse equivoco.

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  15. PARABÉNS PROFESSOR ANDRÉ. SEU PLANO É EXCELENTE! SEMPRE ME BASEIO POR ELE. OBRIGADA POR PUBLICAR SEU PLANO E NÃO IMPORTAR QUE SIRVA DE NORTE PARA OUTROS PROFEWSSORES. ABRAÇOS!!!!

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  16. Parabéns professor! seu plano é ótimo.... me norteio sempre por ele... publicações assim é excelente... vc ajudou muitos colegas... continue com suas publicações....

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  17. Bom dia professor
    Gostaria de agradece-lo uma vez que é minha primeira experiencia com ensino medio (biologia) e estava meio desorientada, usarei seu planejamento como meu guia diario
    Professora Socorro

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  18. Não tem avaliação?

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  19. Muito obrigada por compartilhar esse plano na íntegra! Vai me ajudar muito para com meus alunos de licenciatura em biologia! Abraços!!!

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